quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Driver's License Exam

Em maio renovei minha carteira de motorista brasileira. Baixei do website do Detran de Santa Catarina a apostila e estudei. Por garantia realizei alguns simulados para treinar. Durante o processo os simulados mostram as questões que você errou, consequentemente na próxima vez sua pontuação tende a aumentar.

Num determinado dia acordei cedo e fui realizar o teste teórico (o prático pressupõe-se que não é mais necessário... mas será que esta premissa é mesmo verdadeira?). Você sai da sala e fica aguardando a correção. Depois de alguns minutos a pessoa que corrigiu a prova sai da sala e anuncia nome e nota, em voz alta e clara. Pior que não passar é o constrangimento. Felizmente não foi meu caso, minha nota foi 8,8, ou seja, errei cinco das quarenta questões.

Naturalmente (ao meu ver) procurei a "professora" para solicitar as respostas corretas. A reposta que ouvi foi um literal absurdo: "não é possível". "Como não é possível?", perguntei. "Estas são as regras, não dá!".

Pior que isso é a resposta "o sistema não permite...". Aos ouvidos de um desenvolvedor de software, sistemas, o que for, este é o maior de todos os absurdos. Melhor ser honesto e dizer que não tem vontade de fazer, mas "o sistema não permite" não existe. Existirá quando software for criado por outro software, por hora a maior parte deles ainda tem um humano por trás, pensando o que e como um procedimento vai ser realizado.

Voltando ao Detran de SC, solicitei para falar com o supervisor, o gerente, o chefe, não me lembro nem anotei o nome do responsável. Com muita má vontade e depois de 20 minutos consegui obter o "gabarito" com das cinco questões que eu havia errado.

OBSIMP (Observação Importantíssima): para aprovação você precisa acertar 70% da prova, ou se visto pelo outro lado, você pode errar até 30% das questões. Ou seja, em Santa Catarina temos motoristas LEGALMENTE APROVADOS que desconhecem até 30% das questões teóricas (12 de 40 questões). Todas as questões tem o mesmo peso, portanto é possível errar uma questão como "o cinto de segurança é obrigatório?" e ainda assim receber sua carteira de motorista. Aliás, doze questões e ainda assim ser aprovado. Até aí tudo bem, o critério de aprovação é este, mas dificultar a obtenção das respostas corretas é no mínimo estranho.

O objetivo da prova teórica é formar um motorista consciente ou manter uma lucrativa indústria de ensino? A não divulgação de um gabarito demonstra claramente os princípios desvirtuados do teste teórico...

Eis um rápido paralelo com os Estados Unidos. Cheguei na respectiva autarquia na Flórida onde em cerca de duas horas (sic) é possível sair com exame médico, exame teórico e prático realizados, bem como a carteira de motorista definitiva na mão. O exame teórico é realizado em um computador que exibe as respostas corretas sempre que o aluno erra.

Ah, se não passar não paga, parece que o objetivo é mesmo ensinar.