segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cosi, simple good wifi


Ontem a noite consegui demonstrar que a lei de Murphy aplica-se em qualquer situação. Havia uma importante ligação para ser recebida na segunda-feira de manhã e minha internet através da AT&T parou de funcionar...  domingo a noite.

Liguei para o suporte técnico e eles não trabalham no domingo, mas havia um número de emergência. Após conversar com a atendente (que incrivelmente consegue dar uma explicação e se eu ligar novamente recebo a mesma explicação). Fui informado que há um problema com o serviço laptopconnect em Nova York. Quer dizer, não adianta eu me mandar pro outro lado da cidade, ainda assim estarei offline. E o problema não tinha perspectiva de resolver em menos de 24 horas.

Colocando o notebook na janela consegui acessar uma rede aberta, mas totalmente instável, sem perspectiva de utilizá-la...

Precisei apelar para o Cosi, uma espécie de Starbucks melhorado. Há vários pelos EUA e alguns em NYC. O número de lojas ainda é muito menor, mas o atendimento, serviço prestado e qualidade do café superam o "original". O wifi é de graça (ao contrário do Starbucks) depois que você dá um OK para as regras de uso. É uma espécie de autenticação sem senha, precisam apenas do OK para uma longa lista de direitos e deveres. Provavelmente eles se isentam de qualquer prejuízo. Talvez digam entre as dezenas de parágrafos que tem direito de interceptar a comunicação e coisas que deixariam um paranóico louco. Para defender o cidadão comum da tecnologia existe a Criptografia (mas esta é uma outra história). "Paguei" meu wifi com um tall Mocha e passei a me sentir no direito de passar o dia neste lugar ;)

Depois de uma hora com o foco na telinha do mac, olhei para o lado e vi 7 (sete) pessoas na mesma situação que eu, notebook e cafezinho do lado. Se eu for manter este hábito preciso aprender a tomar café frio. Depois de uma meia hora este copinho de papelão estranho não segura mais o calor da bebida.

Para quem não sabe, para receber ligações uso um serviço do Skype chamado skype in. Mas isso fica para outra hora.