quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Free Internet Radio



Eu já tinha ouvido falar da Pandora, mas infelizmente no Brasil esta Free Internet Radio não funciona (bloqueia-se pelo IP, não pelo CEP como eles divulgam). Ela difunde as músicas numa taxa de 128 kbps e requer link mínimo de 150 kbps.

Criar uma conta é trivial, não leva 30 segundos. Depois disso digita-se o nome de um intérprete (por exemplo) e a rádio é criada. Ela vai oferecer músicas deste cantor e em seguida músicas correlatas. Você indica a qualquer momento se curte ou não o som e com isso a Pandora "aprende" seu gosto músical.

Escolhi Lenine, ela me oferece Cássia Eller, Nando Reis, Chico Buarque e assim foi. Cria links para Amazon, para iTunes, para a biografia, discografia e tudo o mais. Finalmente conheci a cara da Vanessa Da Mata, o jeitão do CD da Badi Assad onde ela canta "Vacilão" com Seu Jorge. E eu nem conhecia esta música! Criei uma rádio só pra ele, apareceu Jorge Ben, Vinicius de Moraes e só gente de alto naipe.

É uma espécie de Pedro Leite eletrônico. Para quem não sabe, o Pedro é um cara super gente boa que define (ou definia?) a programação da Itapema FM. Quando cheguei em Floripa a Itapema era onipresente, era o som ambiente de todos os consultórios e lojas na Lagoa. Era minha companheira nas pedaladas, na praia, onde quer que eu fosse.

Mas a abordagem destas duas rádios é completamente diferente. A Itapema é uma rádio FM do século XX difundida pela Internet, mas o público principal está em algumas cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pandora é século XXI, é rádio "internética" focada no gosto pessoal do ouvinte, totalmente hipermídia.

O mais legal é que existe uma versão da Pandora para iTouch/iPhone. Quando chego em casa ligo num speaker Creative e a aula de musicalidade segue sem interrupção. Espero que esta caixa de Pandora seja aberta para todos!